sexta-feira, 8 de abril de 2011

Senhora do Almurtão, e o adufe

Uma das histórias mais queridas do meu repotório é a Senhora do Almurtão. As quadras dedicadas à santa sempre me fascinaram, assim como a batida do adufe. Eu que passei a adolescência a tocar instrumentos de percurssão brasileiros, re-encontrei no adufe o bichinho da percursão. Desloquei-me a Idanha, encontrei o José Relvas (video abaixo), que me vendeu o meu adufe, começei a pesquizar e decidi começar a contar a lenda de Nossa Senhora do Almurtão. E é incrível o brilho nos olhos das pessoas raianas irradicadas em Lisboa quando ouvem a lenda e no fim cantam comigo:
"Senhora do Almortão
A vossa capela cheira
Cheira a cravo, cheira a rosa
Cheira a flôr da laranjeira."

Emociona-mo-nos, arrepia-mo-nos e prestamos a nossa homenagem em conjunto a uma Santa e a um tempo onde carros de bois enchiam os caminhos de Idanha-a-Nova!!!
E assim se recuperam memórias, e assim se alimenta a alma!




Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...